Localização da Iconografia

Várias das iconografias marcadas no mapa não estão localizadas no ponto certo ou o angulo visual aponta para o lado errado. Por exemplo as 3 imagens do Valongo feitas por Ender e que aparecem no mapa de 1817 ilustram este problema. “Gegend von Val-longo” está localizada junto do Morro do Livramento, quando o local certo é na Pedra da Prainha, no local onde agora está localizada a ilustração “Ansicht von Pedra da Prainha. Werften pele Boote” que deveria estar localizada junto a igreja da Prainha e não em cima da Pedra. Na ilustração o mar está a direita, e não a esquerda como estaria de acordo com a localização no mapa. E por fim “Vallonga” que está localizada a beira mar, quando deveria estar na rua do Valongo, na altura do Largo dos Estivadores, com o angulo visual em direção ao morro do Livramento. Estes são exemplos de algo que se repete em outras áreas do mapa.

5 curtidas

Olá, José, obrigado pela identificação destes problemas e pelas correções apontadas.

As iconografias disponíveis atualmente no imagineRio foram localizadas manualmente e são sujeitas a erros desta ordem. Atualmente usamos um outro processo, com base no Google Earth, que gera posições e cones de visão muito mais precisos.

Vou encaminhar suas considerações para a área responsável e devemos corrigir os dados assim que possível.

3 curtidas

Também notei vários erros de localização dos pontos de vista e ângulos das fotos. Proponho que se abra um espaço onde se possa sugerir correções. obrigado.

2 curtidas

Oi @raulfelix, obrigado pela mensagem. Por enquanto o melhor lugar para reportar correções é aqui no fórum mesmo. Você pode criar um novo tópico com capturas de tela das imagens indicando qual informação está incorreta (localização, metadados, etc). No futuro teremos um link para correções no próprio site.

1 curtida

Reparei que duas imagens de Thomas Ender (1817-1818) não coincidem como os “pontos” marcados no mapa.
São elas:
“Ansicht des grossen Wasserfalls zu Tijuca” Item 2247833, Documento ID 13350.
“Bei dem Wasserfall von Tilava”
Item 2247834, Documento ID 13351.
Estas duas imagens são da Cascata Grande da Tijuca.

1 curtida