Lise Sedrez - UFRJ

Olá, sou Lise Sedrez, Professora de História da América Latina na UFRJ. Trabalho com História ambiental urbana já há uns 20 anos, e minha tese de doutorado foi sobre a Baía de Guanabara no século XX, na Universidade de Stanford. Desde então tenho me interessado mais por enchentes e outros aspectos da relação entre sociedades e o meio ambiente urbano. Meus últimos projetos foram uma história ambiental comparativa das enchentes de Buenos Aires e do Rio de Janeiro, e atualmente, um projeto multidisciplinar sobre iniciativas comunitárias urbanas como resposta a mudanças climáticas.

Eu ouço falar do ImagineRio já há alguns anos, desde uma das últimas visitas da Alida ao RIo. Fiquei muito interessada, por já conhecer outra experiência de historia digital e espacial, o Spatial History Lab de Stanford, que é coordenado por meu ex-orientador, Zephyr Frank. Mas a proposta do Imagine Rio me parece nova, mais inclusive e mais própria a ser multiplicada, então estou muito interessada. Me interessa também pelos aspectos teóricos, o que nos permite pensar a cidade cada vez mais como um espaço entranhado de narrativas, ou nas narrativas enraizadas em espaços. Isto tem muito a ver com história ambiental, que é bastante site specific.

Enfim, estou animada…

2 curtidas