Juliana Marques - FGV CPDOC

Meu nome é Juliana Marques, sou coordenadora de pesquisa da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC). Participei da fundação do Laboratório de Humanidades Digitais da Escola em 2016 e desde então tenho participado de projetos que envolvem aplicação de métodos e ferramentas computacionais no uso de fontes primárias de pesquisa. No CPDOC, essas atividades datam desde o início da digitalização (no ano 2000) do acervo histórico que a instituição guarda e se aprofundaram desde 2010, em parceria com a hoje Escola de Matemática Aplicada da FGV. As principais linhas de atuação tem sido mineração de texto e processamento de linguagem natural (usando docs textuais do programa de Arquivos Pessoais e verbetes do DHBB), tecnologias de áudio (usando as entrevistas do Programa de História Oral) e modelagem 3D e constituição de acervos de patrimônio cultural.

Sou bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e doutoranda em Sociologia pelo IESP-UERJ, onde integro o Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social. Fui visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurich de janeiro a abril de 2020 (bolsa do CAPES PRINT), depois de ter participado em 2019 do Zurich Summer School for Women in Political Methodology, uma iniciativa muito bacana dessa universidade que visa a estimular o uso de metodologias avançadas e inovadoras, incluindo SIGs, entre pesquisadoras mulheres. Meus interesses de pesquisa incluem estudos sobre elites, políticas sociais, desigualdade e estratificação social.

Já conheço o Imagine Rio faz alguns anos, não lembro desde quando exatamente. Em 2018, fiquei muito feliz de vê-lo ser mencionado como exemplo de sucesso na Digital Humanities Conference na Cidade do México e depois, de novo, no I Congresso Internacional de Humanidades Digitais na cidade do Rio de Janeiro (HDRio2018), que foi realizado lá na FGV e organizado em parceria com a UNIRIO. Desde então, estabeleci colaborações pontuais com o IMS-RJ, com participação em eventos e organização conjunta de palestra e curso. Fico muito entusiasmada com a possibilidade de colaborar com o App Narrativas do Rio.

3 curtidas