Deborah Fontenelle - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Meu nome é Deborah Fontenelle, sou geógrafa e professora de Geografia no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Sou formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde comecei a atuar na linha de Geografia Histórica sob orientação do Prof. Mauricio de Almeida Abreu. Desde então minha área de pesquisa gira em torno da escravidão e da liberdade, com enfoque inicial para os quilombos e o abolicionismo. Atualmente sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ), sob orientação da Profª. Monica Lima, onde me dedico aos estudos sobre as espacialidades das lutas por liberdade no Rio de Janeiro à iminência da abolição.

Como pesquisadora da área de Geografia Histórica com enfoque no Rio de Janeiro, ao longo de minhas investigações por vezes o imagineRio me foi indicado por colegas e docentes como ferramenta que possibilitaria articular meus interesses geográficos e históricos acerca da escravidão e da liberdade no Rio de Janeiro do final do século XIX. Mas somente a partir de 2019 que comecei a me aproximar mais do projeto, a partir da minha entrada no doutorado e do contato com a Profª. Monica Lima. O imagineRio permite a pesquisadores, estudiosos e curiosos sobre o Rio de Janeiro mergulharem não só em sua história mas também nas espacialidades de personagens e processos por ele retratados.

3 curtidas