Antonio Higino - LEHA UFRJ

Meu nome é Antonio Carlos Higino da Silva possuo Graduação, Licenciatura Plena em História (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2020) em História Comparada realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Meus principais temas de atuação são os seguintes:

Urbanização e Modernização do Estado brasileiro a partir da capital federal no século XIX, Abolicionismo, Associacionismo e Redes de Sociabilidade.

A investigação desses temas procura lançar luz nos seguintes aspectos: aquisição, controle e distribuição de novas tecnologias no Brasil Imperial, surgimento de corporações, distribuição de concessões de serviço público, construção de novas relações público-privada no contexto da modernização e possíveis desdobramentos, reações e resistências dessa modernização por parte da mão de obra escravizada.

Atualmente mantenho vínculo com o LEHA. Laboratório de Estudo de História Atlântica das sociedades coloniais e pós-coloniais que foi criado em 2013 como um espaço institucional a partir da articulação de professores e alunos do Instituto de História (IH) da UFRJ.

2 curtidas