Alida Metcalf - Rice University

Meu nome é Alida Metcalf, e sou professora de História na Rice University desde 2009. Sou autora de vários livros sobre o Brasil colonial e publiquei recentemente Mapping an Atlantic World, circa 1500, uma história dos primeiros cartógrafos que posicionaram o Oceano Atlântico no centro dos mapas mundiais. Meu interesse de pesquisa atual é a história da água no Rio de Janeiro.

Eu comecei a pesquisar cartografia histórica e sistemas de informação geográfica há mais de uma década. Conheci Farès el-Dahdah logo que cheguei na Rice, quando decidimos trabalhar juntos num projeto unindo nossos interesses em urbanismo e história social. Assim que descobrimos as possibilidades de mapear temporalmente a iconografia da cidade em uma plataforma digital, nasceu o imagineRio. Muitas pessoas contribuíram para desenvolver a plataforma, e esse continua sendo um projeto desafiador. Estamos super entusiasmados com os próximos passos, um dos quais será o nosso aplicativo Narrativas do Rio. Queremos que o imagineRio seja utilizado no ensino e na pesquisa, e esperamos que nesse aplicativo professores e alunos possam criar narrativas sobre a cidade utilizando os dados geolocalizados no imagineRio.

3 curtidas